Esta é uma notícia já meio antiga, mas como tenho certeza que poucos a conhecem posto aqui pela sua importância.
Há dez anos atrás, em 31 de Outubro de 1999, Luteranos e Católicos assinavam a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação.
Embora com divergências lógicas, luteranos e católicos apontaram as convergências e afirmaram que ambos professam a mesma fé na doutrina da salvação, da maneira apregoada por Lutero com relação à justificação. O documento chega a afirmar sete vezes "confessamos juntos".
Na primeira delas o conteúdo é o seguinte:
"Confessamos juntos: somente pela graça, na fé na obra salvífica de Cristo, e não por causa de nosso mérito, somos aceitos por Deus e recebemos o Espírito Santo, que nos renova os corações e nos capacita e chama para as boas obras."
Claro que, como aponta a própria Declaração, não se quer abarcar tudo o que é ensinado sobre a justificação em cada uma das Igrejas, mas com certeza, esta é um grande passo no Reino de Deus.
A Declaração pode ser lida na íntegra aqui.
É precioso poder 'confessar junto'. Acho que deveríamos focar mais nessas verdades, geralmente essenciais para nossa fé, do que nas coisas que não são consenso, mas tantas vezes superficiais.
ResponderExcluir