sábado, 2 de abril de 2011

Arqueologia bíblica serve pra que?

  
    Pra quem não é amante de arqueologia (como eu sou) deve fazer esta pergunta muitas vezes. OK, pra que ficar desenterrando coisas antigas? De que maneira objetos do passado podem me fazer compreender a bíblia hoje?
    A arqueologia bíblica, como uma ciência, se preocupa em examinar artefatos antigos, que relacionam ao estudo das Escrituras e à caracterização da vida nos tempos bíblicos. A arqueologia nos revela a vida nos tempos bíblicos, o significa real de passagens bíblicas obscuras e como entender as narrativas históricas e os contextos bíblicos. 
     A arqueologia também ajuda a confirmar a exatidão de textos bíblicos e o conteúdo das Escrituras. Ela tem auxiliado a comprovar a exatidão dos originais gregos e hebraicos. Um exemplo disso são os manuscritos do Mar Morto, que constituem o referencial mais adequado para os escritos Neo-Testamentários. Estes manuscritos por exemplo, comprovam que a versão da Septuaginta é bem mais precisa do que se costumava pensar. Mas falar da riqueza destes manuscritos fica pra uma próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog