sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A origem do dia de Natal

   Duas revistas americanas que gosto muito publicaram artigos online sobre a historicidade da data de 25 de Dezembro como o nascimento de Cristo. Quem preferir pode ler na íntegra os dois artigos: "Why December 25?" publicado em Christianity Today e "How december 25 became Christmas" em Biblical Archeology Review. Aqui apresento um resumo dos dois, já adiantando que o artigo da Biblical Archeology é o mais instigante por colocar em jogo certas idéias à muito estabelecidas.
   Com relação à data 25 de Dezembro, a Bíblia oferece poucas pistas: celebrações do nascimento de Jesus não são mencionadas nos Evangelhos ou nos Atos dos Apóstolos; a data não é dada, nem mesmo o período do ano. A referência bíblica à pastores cuidando de seus rebanhos à noite quando eles ouvem a notícia do nascimento de Jesus (Lucas 2.8), pode sugerir a primavera; no mês frio de Dezembro, de outro lado, as ovelhas também poderiam ser cuidadas nos currais.
    A evidência extra-bíblica do primeiro e segundo século também é esparsa. Não há menção de celebrações de nascimento nos escritos de escritores como Irineu (c.130-200 d.C) ou Terlúlio (c.160-225 d.C). Orígenes de Alexandria chega até a zombar do costume romano de comemorar aniversários, considerando-o prática pagã. Assim, o Natal não era celebrado até, pelo menos, por volta de 200 d. C.
   Peculiar é o fato de que, mesmo com o surgimento de escritos apócrifos no século III trazendo muitos detalhes sobre o nascimento e infância de Jesus, não se escreveu nada acerca da data do seu nascimento.
   Por volta de 200 d. C, Clemente de Alexandria faz referência a data do nascimento de Jesus, mas, surpreendentemente, não menciona o 25 de Dezembro. Clemente escreve que alguns determinam que o nascimento aconteceu no dia 20 de Março, outros 20 ou 21 de Abril.
   Claramente, havia uma grande incerteza, mas também um crescente interesse, com relação à data do nascimento de Jesus.
   A mais antiga menção de 25 de Dezembro como o aniversário de Jesus vem de um almanaque romano de meados do século IV, que lista as datas da morte de vários bispos e mártires cristãos. Por esta época, a data já era reconhecida, portanto, no Império Romano. Assim, após quase 300 anos do nascimento de Jesus, é que se encontram as primeiras celebrações desta data. Mas por quê se estabeleceu a data de 25 de Dezembro?
   Andrew McGowan aponta que há duas teorias: uma extremamente popular, a outra menos reconhecida fora dos círculos intelectuais.
   A teoria que encontra mais seguidores é que a origem da data do Natal provém de celebrações pagãs. Os Romanos tinham seu festival de inverno chamado Saturnalia no final de Dezembro. Além disso, em 274 d.C., o imperador romano Aureliano estabeleceu uma festa para o nascimento do Sol Invictus em 25 de Dezembro. Segundo este argumento, o natal é uma continuação dos festivais solares pagãos. Os primeiros cristãos teriam deliberadamente escolhido esta data para encorajar o avanço do cristianismo através do mundo romano: se o natal se parecesse com um feriado pagão, mais pagãos estaria receptivos ao feriado e ao Deus cujo nascimento é celebrado.
   Segundo McGowan, a despeito de sua popularidade hoje, esta teoria têm problemas. Primeiramente, não é encontrada em nenhum escrito cristão antigo. É somente no século XII que se encontra a primeira sugestão do nascimento de Jesus ser estabelecido na época de festas pagãs, num comentário bíblico marginal.
   Outro problema na teoria é que, as primeiras celebrações que se tem conhecimento no século III, vêm de um período em que os cristãos não estavam emprestando elementos de tradições pagãs. É somente após a conversão de Constantino ao cristianismo, estabelecendo esta como religião oficial, no inicio do século IV, que encontram-se influências de tradições pagãs. Antes disso, não fazia sentido os cristãos, perseguidos, adotarem práticas pagãs.

   Assim, não há evidências de cristãos adotando festivais pagãos antes do século IV, época em que a data do natal já estava estabelecida.
   Este argumento também é defendido no artigo de Elesha Coffman na Cristianity Today. Deixo a frase de um teólogo escrita no ano de 320 d.C: “Nós fazemos este dia santo, não como os pagãos por causa do dia do sol, mas por causa daquele que fez o sol.”

p.s. O Hannukah dos judeus, ou Festival das Luzes, é celebrado no dia 25 de dezembro. Uma teoria (louca, mas uma teoria), aponta que Jesus poderia ter sido concebido nesta data e nascido na Festa dos Tabernáculos, que ocorre entre Setembro e Outubro. De fato, em João 1 está escrito: v5. “a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” e v.14. “o verbo se fez carne e habitou entre nós”. No original grego, habitou é tabernaculou.


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