domingo, 4 de abril de 2010

A grande aventura masculina

   
        Todos (ou quase todos) os homens tem algo dentro de si inexplicável. Não sei, quando assisto a filmes épicos como Coração Valente, Gladiador, Senhor dos Anéis, quando estou na natureza, quando pratico esportes, enfim, coisas que remetem ao universo masculino, algo cala fundo na minha alma. É como se algo dentro de mim estivesse concordando: É isso, é isso aí que você deseja. O problema é que a nossa sociedade e, por sua vez, nossas igrejas, tem tolhido este coração selvagem do homem. E muitos de nós nos sentimos frustados. E não sabemos por quê.  
     Não me sinto frustado. Mas muitas vezes, sinto falta de certas coisas na minha vida. E não sei explicar o que é. O fato é que muitas vezes não somos "formados" completamente, não possuímos todos os conhecimentos para enfrentar o mundo com nossa responsabilidade masculina. Acho que muitos homens entendem isto. E muitas mulheres, que têm homens em suas vidas, também sabem do que estou falando.
     Assim, quando estava prestes a me tornar um pai, meu amigo Marcos me emprestou um livro que pode ser entendido como um manual para compreensão do espírito masculino. O livro é "A grande aventura masculina" de John Eldredge. O próprio autor aponta no prólogo que se trata de um "mapa da formação do homem". E indico este livro pra todos aqueles que querem se entender e entender homens. E pra mim, não podia ter vindo em hora melhor: preciso compreender melhor a mim mesmo enquanto homem, para poder ajudar da melhor maneira o meu filho a encontrar seu caminho. 
     O livro se divide em partes que acompanham a caminhada do homem. A primeira fase, a do Filho amado, dura até os 11 ou 12 anos. É quando nos descobrimentos enquanto seres que possuem alguém que nos protegem. A fase do Caubói, é a parte de descobrirmos nosso corpo, adquirirmos habilidades e testarmos limites. O guerreiro começa onde termina a adolescência. É hora de levar a vida a sério, iniciar a conquista de algo: emprego fixo, faculdade. O amante é uma fase que não vem necessariamente antes ou depois de outra. Ela é um despertar da alma masculina para o belo, para alguma coisa que o homem ame. O Rei é alguém que tem outras pessoas sob si. O homem  nesta fase governa uma empresa, uma familia. A última fase é a do Sábio, que agora deve se encarregar de passar o conhecimento adquirido para outros homens. 
     De maneira bastante resumida, procurei mostrar os principais pontos deste livro. O importante, porém, é o que ele faz com você. Com certeza, a leitura deste livro não deixará o homem sem ação. É um chamado. Um chamado que Deus tem feito à homens de todas as épocas. Cabe a cada um aceitar ou não esta convocação. 
     "Porque a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas, sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais deste mundo tenebroso." Efésios 6.12
   

Um comentário:

  1. Esse livro tem sido em vez de uma leitura uma jornada, estou lendo, digo andando em uma abordagem pouco percebida por mim, de fato uma aventura. RECOMENDO com todas as letras!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog