domingo, 4 de abril de 2010

Arqueologia submarina

     Nos últimos meses, o que tem me chamado muito a atenção é Arqueologia submarina. Tenho lido algumas coisas na internet e livros de ficção, que acho ser uma boa porta de entrada para quem quer aprender um pouco mais sobre o assunto.
     Um dos autores que trazem bastante da experiência neste tipo de Arqueologia é o canadense David Gibbins. Além de escrever ficção, Gibbins é doutor em Arqueologia pela Universidade de Cambridge, o que colabora para o realismo do que escreve. O livro deste autor que está relacionado diretamente ao cristianismo é "O último evangelho".

    Basicamente, a definição de Arqueologia é o estudo científico do passado humano através da investigação de artefatos (os restos físicos das culturas), estruturas, o uso de animais e plantas, e restos humanos. Seu objetivo é aumentar o conhecimento sobre culturas humanas do passado e seu comportamento. Assim, a Arqueologia submarina leva estes estudos para um ambiente especializado, onde encontram navios afundados, cidades submersas e restos de civilizações antigas.
   
      Um dos exemplos mais famosos de escavações submarinas é o porto de Cesaréia, uma das cidades mais importantes na época de Jesus. Um das passagens citando essa cidade é a de Paulo (Atos 21, 8-16), que chega em Cesaréia e fica na casa de Filipe, o evangelista. Ali, um profeta chamado Ágabo, avisa que Paulo seria preso se ele fosse a Jerusalém.
     Cesáreia, nomeada pelo imperador Romano que a construiu, era o principal porto da Palestina Romana. Herodes, o Grande, construiu um aqueduto e diversos teatros, além de banhos e piscinas, e um grande palácio. O porto continua ainda hoje a maravilhar os arqueólogos, pois sua arquitetura é impressionante para os padrões da época. Muitas escavações submarinas continuam a ocorrer no local e uma recente descoberta mostrou a técnica empregada para vedar as partes embaixo d'água: um ingrediente secreto do cimento empregado chamado pozzalana, uma cinza vulcânica da Itália. Mas muita da tecnologia empregado no porto permanece inexplicada.

Porto de Cesaréia - www.bibleplaces.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog