sexta-feira, 9 de julho de 2010

O cisma entre Oriente e Ocidente.

Esta semana na história foi marcada por uma divisão que permanece por quase mil anos e que ficou conhecido como o Cisma entre oriente e ocidente, de onde emergiram a Igreja Católica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa. O Cisma ocorreu na cidade de Constantinopla, em 6 de julho de 1054. Tudo começou 11 anos antes, quando Miguel Cerulário se tornou patriarca em Constantinopla e deu início a uma campanha contra as igrejas ocidentais. Além de criticar o casamento dos padres, Cerulário também bateu de frente quanto à concepção acerca do Espírito Santo.
Em 1054 a igreja de Roma envia o cardeal Humberto, mas Cerulário se recusa a conversar. Humberto com sua delegação marcha até a igreja de Santa Sofia, em 6 de julho, e coloca um boi no altar, simbolo da excomunhão. Depois deste ato, Humberto faz uma saída baseado nas escrituras, batendo o pó do seus pés e chamando o julgamento de Deus. Cerulário, por sua vez excomunga o Papa Pio Leão IX. Com estes atos, está estabelecido o Cisma. O rito das igrejas Ortodóxas segue o bizantino.

                                   Igreja de Santa Sofia - Istanbul (hoje é uma mesquita)

Segundo vários historiadores, a divisão era inevitável. As tradições e doutrinas de ambas as igrejas, distanciadas nçao só geograficamente, mas também culturalmente, eram divergentes por centenas de anos. Oriente e Ocidente ainda seriam ainda mais distantes depois da crueldade dos cruzados da quarta Cruzada (1204), que saqueou Constantinopla. A partir daí, aumenta a desconfiança mútua. A unidade do amor que Cristo tinha dito dever marcar os seus seguidores foi quebrado. E não pela última vez.

Fontes: Christianitytoday.com
            Will Durant. A era da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog