terça-feira, 13 de julho de 2010

Dúvidas contemporâneas

     A instituição da igreja está em crise. Isto não é nenhuma novidade, mas muitos ainda não percebem isto. A busca desorientada por respostas e preenchimento de um vazio acabou gerando o fenômeno editorial de livros de auto-ajuda. É só entrar em uma livraria ou pesquisar em listas dos mais vendidos: lá estão os livros de auto-ajuda, onipresentes nas prateleiras. 
     Muitos cristãos têm enfrentado este dilema, apesar de as estatísticas não ousarem demonstrar o afastamento dos fiéis da igreja. Por exemplo, hoje em dia louva-se o aumento de evangélicos na Brasil, mas a "qualidade" destes novos crentes não é discutida. 
     Assim, temos caminhado para uma excelência em níveis estruturais: temos belos templos, músicos bem capacitados, pregações intelectualmente desafiantes. Mas, mesmo assim, de vez em quando, sente-se um vazio. Por que, apesar de todo o avanço da igreja evangélica, sentimos que não queremos mais ir à igreja? É o que vem incomodando um número cada vez maior de crentes, mas poucos procuram a razão dessa frustração. 
     No próximo post apresentarei minha leitura de um livro que tem dado muito o que falar e que trata desses questionamentos: "Por que você não quer ir mais à igreja?" de Wayne Jacobsen e Dave Coleman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog