terça-feira, 29 de agosto de 2017

"All things new" - John Eldredge

Ele fez novamente!
John Eldredge produziu mais um daqueles livros gostosos de ler, empolgantes e que te faz parar pra refletir.
Descobri Eldredge quando esperava meu primeiro filho, quase 8 anos atrás. O livro que li foi “A grande aventura masculina”, que eu li duas vezes seguidas na época! Não preciso dizer que gostei muito. Ao longo dos anos li esse e outros livros deste autor e foi com imensa satisfação que recebi seu novo livro, “All things new” (Todos as coisas novas”).
Quando eu li a sinopse do livro já fiquei ansioso pela leitura, porque é um assunto que me tem interessado muito. Em minha universidade tenho pesquisado sobre a relação entre ciência, tecnologia e visões de progresso e como certas visões de mundo são mais otimistas e outras mais pessimistas. Desde o início percebi que os cristãos, mesmo em meio a catástrofes e hecatombes como as duas grandes guerras, tinham uma ideia mais positiva da realidade, sem cair em um otimismo desconectado da realidade. Essa esperança que carregavam se deve ao entendimento de que essa terra será transformada e que o trabalho que fazemos aqui, mesmo que pequeno, não será em vão.

Assim, como o próprio subtítulo anuncia, “heaven, earth, and the restoration of everything you love” (paraíso, terra e a restauração de tudo o que você ama”) o assunto é o que esperamos do futuro, mas também o que fazemos com essa esperança aqui e agora.
O livro é dividido em 10 capítulos, onde Eldredge procura definir a esperança cristã e como será a vida após o cumprimento da promessa de renovação de todas as coisas. Ao longo desses capítulos o autor vai quebrando uma série de falsas esperanças, como a esperança na tecnologia, na ciência, no progresso e mesmo o conceito cristão errôneo de “ir para o céu”. Apoiando-se em estudiosos como os teólogos N. T. Wright e Dallas Willard, e o historiador Christopher Lasch, Eldredge enfatiza que as passagens que falam sobre “fazer todas as coisas novas”, como Isaias 21:1-5, não se referem somente ao paraíso. Em Apocalipse João deixa isso claro quando ele descreve a Nova Jerusalém descendo dos céus (Ap 3:12). Isso é importante notar: a cidade de Deus desce à terra!
Também deve-se perceber que na Bíblia se afirma que todas as coisas serão renovadas e não que novas coisas serão feitas.
Assim, Eldredge comenta que “a renovação de todas as coisas simplesmente significa que a terra que você ama – todos os seus lugares especiais e memórias valiosas – serão restauradas e renovadas e retornadas à você” (p. 35).
Animais, cidades, instrumentos musicais, artes, ciências e tecnologia e até nós mesmos, nomeie o que quiser, tudo será restaurado e renovado para mostrar uma glória ainda maior.
Imaginem como será a educação na cidade de Deus! Eldredge lembra que Jonathan Edwards acreditava que o conhecimento será um dos grandes prazeres do Reino. Teremos toda a eternidade para crescer e se desenvolver no Reino através do aprendizado, com mentes fortalecidas e renovadas!
Existem dois tipo de bons livros cristãos: aqueles mais acadêmicos, com notas de rodapés e ideias complexas, que algumas vezes é pouco acessível ao grande público e existem livros que conversam com o leitor, que te conduzem como um guia em meio à maravilhosas jornadas e são cheios de insights. “All things new” se encaixa nessa segunda categoria, sem ser raso (pois o autor teve acesso a livros teológicos de ponta), mas também sem ser árido.
Também, as alusões e citações aos filmes e livros do universo de C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien estão presentes para tornar conceitos teológicos ainda mais agradáveis de compreender, algo que é a marca registrada do autor.
Claro que existem elementos que precisavam ser melhor aprofundadas, como a questão das cidades em si. (Desconfio que, como Eldredge ama o mundo rural, ele não tenha enfatizado tanto as cidades). Como serão essas as coisas humanas renovadas é algo que só podemos especular, apesar de sabermos que é uma promessa bíblica, então muitos pontos são altamente especulativos no livro. Mas nada que diminuía o valor da obra; o autor não pretendeu explorar exaustivamente esses assuntos (que podem ser aprofundados pelos autores citados) e sim trazer insights relevantes para pensarmos em nossas atitudes e formas de pensar.  
Um livro muito agradável com uma mensagem premente: todos precisam conhecer essas ideias e colocá-las em prática. A mensagem de renovação cristã de todas as coisas é uma das ideias mais originais da humanidade e com um potencial incrível, uma vez que somos chamados a ser co-criadores nesse Reino, desde já!
Eldredge conseguiu mais uma vez escrever um livro com uma mensagem fundamental, usando uma linguagem agradável; temos aqui mais uma vez uma bela jornada em companhia de um excelente guia.
Lê-se o livro como um devocional que nos leva a nos maravilharmos na criação e nas coisas por vir...coisas que já estão aqui mas que ainda não estão completamente restauradas.
Eldredge nos convida a mergulhar nas maravilhas do Reino. É como uma conversação agradável, como aquelas que ocorrem em momentos especiais, como em um acampamento nas montanhas.
Boa leitura!


2 comentários:

  1. Confesso que deixei para ler a sua Review agora para não influenciar muito na minha. Excelente, por sinal, quando crescer, quero ser igual você.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog