quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Melhores livros de 2018

Quando chega o final do ano é hora de repensar e ver quais as melhores leituras do ano. Um exercício muito importante não somente como balanço, mas também pra pensar as futuras leituras anuais.
Li 90 livros este ano, mais 10 quadrinhos, então nada mais justo do que fazer uma lista dos 10 melhores livros do ano:

1.

Resultado de imagem para the meaning of the city ellul

Um livro surpreendente mesmo já tendo lido outros livros do autor. Foi base de um artigo que apresentei no Canadá e certamente farei outras leituras e outros textos a partir dele. A visão que me surpreendeu vai muito no sentido da visão de N. T. Wright em "Surpreendido pelo sentido" (fiz uma resenha dele aqui). Um livro fundamental pra se entender a relação entre cidades e espiritualidade. Quem se interessa por missões urbanas, missões em geral, sociologia, teologia e tecnologia DEVE ler este livro. Espero que venha uma tradução logo.

2.

 Resultado de imagem para david naugle cosmovisão

Um tour de force sobre o conceito de cosmovisão. Sobre o assunto, o melhor que já li.
David Naugle fez um grande esforço em reunir, sistematizar e criticar o desenvolvimento do conceito. Notas abundantes e uma preciosidade acadêmica.
link pra comprar: https://editoramonergismo.com.br/products/cosmovisao-a-historia-de-um-conceito


3. 

 Resultado de imagem para quadros de uma exposição teológica


Outra surpresa, porque o autor escreve bem e de maneira profunda. Ótimos insights.
Fiz uma resenha dele aqui: http://oracaovalente.blogspot.com/2018/04/kevin-j-vanhoozer-quadros-de-uma.html?m=1
Pra comprar aqui

4.
Resultado de imagem para walter isaacson leonardo da vinci


Walter Isaacson já é um velho conhecido meu, mas neste livro ele se superou. (Ainda não li a biografia que ele escreveu de Einstein). Uma biografia de Da Vinci bem completa, cheia de referências e muito prazerosa de ler.

Para comprar aqui:

5.
Resultado de imagem para Maarten J. Verkerk, Jan Hoogland, Jan van der Stoep, Marc J. de Vries filosofia da tecnologia


Entre os diversos livros sistemáticos de filosofia da tecnologia disponíveis em português, este com certeza é um dos melhores. Bem estruturado, com exemplos práticos e encobrindo um vasto campo do conhecimento, este acabou virando automaticamente um livro base para meus textos e para as disciplinas que ministro.

Para comprar aqui:

6.
Resultado de imagem para Tolkien: uma biografia


Esta já clássica biografia de Tolkien ainda não havia tido uma tradução brasileira. Excelente pra conhecer o contexto em que Tolkien viveu e produziu suas obras, o livro é bem pesquisado e também muito bem escrito. Só senti falta de notas e fotos. (Segunda biografia entre os meus melhores livros lidos).

Para comprar aqui:

7.
Resultado de imagem para The intellectual world of C. S. Lewis
McGrath enquanto pesquisador de Lewis dispensa apresentações. É impressionante a quantidade de informações que ele consegue projetar sem tornar o texto maçante.
Inicialmente este livro pode parecer um "resto" de artigos que não entraram na biografia que o autor escreveu sobre Lewis, mas se revela algo extremamente precioso, pois aprofunda o universo intelectual. É impressionante a capacidade de pesquisa de Mcgrath e de fazer conexões a partir de pequenas frases ou passagens de Lewis. Para pesquisadores e interessados em Lewis um prato cheio.

8.
Resultado de imagem para No café existencialista
Este livro é é um deleite para a mente. Escrito na forma de uma conversa em um café parisiense (sem deixar de ser profundo, como uma conversa filosófica deve ser), este livro traz o retrato do desenvolvimento da filosofia francesa existencialista, focando principalmente em Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir e Albert Camus, mas também estabelecendo contatos com Heidegger, Husserl, Jaspers, Merleau-Ponty entre muitos outros figurões importantes no desenvolvimento dessa filosofia. Um estilo de escrita primoroso. (As notas de final de texto, para os estudiosos, estão lá!)

9.
Resultado de imagem para o ajuste fino do universo mcgrath
 É uma excelente obra de introdução e aprofundamento para todo o cristão que se interessa por desenvolver uma fé sólida e racional. McGrath tem a vocação de um grande divulgador científico, tomando cuidado para não “poluir” o texto com demasiados dados e aprofundando discussões em notas de final de texto.
Excelente iniciativa de tradução da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2), que tem feito um ótimo trabalho.
Espero (e indico) que cristãos e ateus leiam essa obra. Com toda a certeza esse livro é uma ferramenta fundamental.
Fiz resenha aqui

10.
Imagem relacionada

No ano que voltei a ler mais quadrinhos, fechei com chave de ouro. Belos traços, uma história distópica que te prende e um final angustiante. Uma boa história de ficção científica, muito bem transposta para a linguagem dos quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog